Indicadores financeiros para acompanhar na sua empresa

Entenda a importância dos indicadores financeiros, principais métricas e como calculá-las para tomar decisões mais embasadas em seu negócio.

Os indicadores financeiros são métricas quantitativas essenciais que permitem às empresas avaliar diversos aspectos de suas operações, diagnosticando a situação atual e promovendo a saúde financeira. Continue lendo e saiba mais sobre essas métricas fundamentais para gestores tomarem decisões informadas, facilitando a projeção e o planejamento de metas conforme as necessidades do negócio. 

Indicadores financeiros: o que são e qual a importância?

Indicadores financeiros são métricas quantitativas que permitem a uma empresa compreender diversos aspectos de sua operação, assim, diagnosticando sua situação atual e melhorando sua saúde financeira.

Assim, elas são fundamentais para que gestores tomem decisões mais informadas, facilitando a projeção e o planejamento de novas metas conforme as necessidades do negócio. Além disso, com a crescente demanda por segurança e conformidade (compliance), muitas empresas têm intensificado investimentos nessa área. 

Um relatório da Deloitte revela que 58% das organizações pretendem adotar indicadores em tempo real, 49% planejam implementar ferramentas de monitoramento e prevenção de riscos, e 59% desejam automatizar processos.

Principais indicadores financeiros

Veja algumas das principais métricas para acompanhar em seu negócio:

Retorno sobre Investimento (ROI)

Esse indicador financeiro revela quanto dinheiro você está ganhando ou perdendo com seus investimentos, permitindo avaliar a eficácia de diversas operações, como campanhas de marketing ou eventos para atrair clientes. Dessa forma, com o ROI, é possível responder questões cruciais como quais ações geraram mais lucro e quais canais de comunicação são mais eficazes.

O cálculo para chegar a ele é: ROI = (Ganho Conquistado − Investimento Inicial) / Investimento Inicial

​Margem Bruta

Demonstra quanto se ganha na venda de um produto ou serviço após descontar os custos diretos de produção e venda, oferecendo uma visão clara da lucratividade básica das operações.

Seu cálculo é: Margem Bruta = (Receita − Deduções− Custos Diretos Variáveis / Receita Total) × 100

Margem EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation, and Amortization)

Mostra a geração operacional de caixa do negócio antes da incidência de depreciação, amortização e tributos. 

Seu cálculo é: Margem EBITDA = Depreciação + Amortização + Lucro Operacional Líquido

Margem Líquida

Revela o capital restante após a subtração de todos os gastos das receitas obtidas com as vendas, sendo crucial para entender o quanto realmente se ganha em cada venda e o quanto sobra para reinvestir no negócio.

Seu cálculo é: Margem Líquida = (Lucro Líquido/Vendas) × 100

Margem de Contribuição

Revela quanto do preço de venda de um produto ou serviço contribui para cobrir as despesas e gerar lucro. Sendo assim, é vital para avaliar se o volume de vendas é realmente lucrativo.

Seu cálculo é: Margem de Contribuição = Valor de Venda Unitária − (Custo Variável Unitário + Despesa Variável Unitária)

Custos Fixos e Variáveis

Custos fixos são despesas contínuas e independentes do volume de produção, como aluguel e salários. Já os custos variáveis variam conforme o volume de produção, como matéria-prima e comissões de vendas. Portanto, conhecer esses custos é essencial para a gestão financeira e planejamento de lucros.

Liquidez Corrente

Mede a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações de curto prazo com os ativos circulantes disponíveis. É um indicador de segurança financeira.

Seu cálculo é: Liquidez Corrente = Ativo Circulante/Passivo Circulante

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