Vender muito é o sonho de qualquer lojista, mas o faturamento alto pode esconder uma armadilha. No e-commerce, a linha entre o lucro e o prejuízo é muito tênue e, por isso, uma gestão de custos ruim acaba com a margem de qualquer operação. Muitas vezes, o erro não está na falta de vendas, mas na desorganização dos bastidores.
Neste artigo, vamos direto aos pontos que mais drenam o caixa das lojas virtuais e como você pode evitá-los.
1. Misturar o bolso pessoal com o da empresa
Esse é o erro “número 1” de quem começa no digital, mas ele custa caro. Quando você usa o dinheiro da loja para pagar contas de casa, cria uma confusão que cega o seu financeiro. Na prática, você perde a noção de quanto a empresa realmente lucra. Além disso, essa bagunça impede o seu contador de gerar o DRE: O segredo para saber se seu negócio dá lucro, que é o mapa da saúde do seu negócio.
2. Esquecer o Fluxo de Caixa e o Capital de Giro
Vender não significa ter dinheiro na mão na mesma hora. Afinal, existe um tempo entre você pagar o fornecedor e o marketplace liberar o seu saldo. Se você não projeta esse fluxo de caixa, pode acabar sem dinheiro para repor o estoque ou pagar os impostos, mesmo com o painel de vendas bombando. O capital de giro é o oxigênio da sua loja; sem ele, a operação para.
3. Gestão de estoque: o perigo do excesso e da falta
Estoque parado é, literalmente, dinheiro pegando poeira. Por um lado, ter produtos demais aumenta seus custos de espaço e risco de perda. Por outro, se o produto falta, você perde a venda e ainda joga fora o dinheiro que gastou em anúncios para atrair aquele cliente. Por isso, você deve equilibrar o tempo de reposição para não deixar o seu caixa travado. Para te ajudar, aprenda a otimizar estoque com 5 dicas.
4. Ignorar as taxas de gateways e a logística reversa
O preço do seu produto não pode considerar apenas o custo da mercadoria. Você também precisa colocar na ponta do lápis as taxas de plataformas como a Taxa da Hotmart ou a Comissão Kiwify. Outro custo “invisível” é a logística reversa. Se um cliente devolve um produto, quem paga o frete? Se você não prevê isso na precificação, o prejuízo é certo.
5. Anunciar sem conhecer o seu CAC
No marketing digital, o clique está cada vez mais caro. Então, se você não sabe o seu Custo de Aquisição de Cliente (CAC), pode estar pagando para trabalhar. Se você gasta R$ 50,00 em anúncios para vender um item que te dá R$ 40,00 de lucro, sua conta nunca vai fechar. O segredo é saber organizar e reduzir tributação em marketing digital para que sobrem recursos para investir onde realmente importa.
6. Estar no Regime Tributário errado
Pagar imposto além do necessário é um dos piores erros de custos. Muitos empreendedores acham que o Simples Nacional é sempre a melhor opção, mas nem sempre isso é verdade. Dependendo do seu faturamento e da sua margem, outros regimes podem fazer você economizar muito dinheiro legalmente. Por isso, vale a pena entender como é a tributação de vendas online antes de tomar uma decisão.
Como a CS Contabilidade profissionaliza o seu negócio?
Evitar esses erros exige mais do que planilhas; exige uma visão estratégica. A CS Contabilidade oferece uma gestão financeira para e-commerce que te ajuda a enxergar onde o dinheiro está indo.
Nós analisamos os indicadores financeiros para acompanhar na sua empresa e garantimos que sua loja cresça com lucro real. Fale com a gente e vamos blindar o seu e-commerce juntos!

