Para ter um bom funcionamento ou para abrir a sua clínica de estética, é extremamente importante ter conhecimento das regras de vigilância sanitária, que é um órgão com poder de polícia do Estado, responsável por realizar atos administrativos como fiscalização, autuação e concessão de alvarás, com o objetivo de promover e proteger a saúde da população.
Seguir essas regras é simples e ainda proporciona mais segurança aos seus clientes, além de aumentar as chances de indicação da sua clínica. Algumas das principais regras, são:
- Ambiente Limpo e Organizado
A limpeza é fundamental, especialmente para evitar o risco de infecções, tanto para os clientes quanto para os colaboradores da sua clínica.
- Produtos Dentro da Validade
O uso de produtos vencidos pode causar sérios danos à saúde, pois podem conter bactérias e outros microrganismos prejudiciais.
Além disso, os produtos devem ser adquiridos de fontes confiáveis. A Anvisa regulamenta a comercialização de produtos de beleza no Brasil, exigindo que os salões comprem e utilizem apenas marcas aprovadas pela agência. Por isso, uma dica importante é: sempre consulte o rótulo dos produtos antes de comprar.
- Higienização dos Equipamentos
Sempre mantenha seus equipamentos bem higienizados e, se forem descartáveis, use e jogue fora. Além da higienização, é importante armazená-los corretamente, e que eles tenham registro correto no órgão competente e com manutenção em dia.
- Certificação dos Profissionais
De acordo com as normas técnicas estabelecidas pela ANVISA, qualquer estabelecimento que ofereça serviços estéticos precisa de um responsável legal e técnico, que tenha todas as certificações e licenças necessárias.
- Privacidade dos Clientes
Você sabia que a privacidade dos clientes também é uma norma da vigilância sanitária para o devido funcionamento das clínicas estéticas?
Pois é, por isso os estabelecimentos precisam acomodar cada cliente em uma sala ou box individual, isso para garantir o conforto e a segurança de quem está sendo atendido.
Viu só?
Manter sua clínica em ordem com as regras de vigilância sanitária não só evita problemas, como garante a confiança dos seus clientes.