A precificação de peças e cálculo de venda de um desmanche de automóveis é uma das partes mais cruciais do processo. Por isso, é importante prestar atenção aos detalhes, manter um controle de gastos e fluxo de caixa bem organizado. Para isso, muitas vezes é preciso contar com a ajuda de uma contabilidade.
Precificação de peças: como começar?
Para começar, é preciso identificar a fonte das peças usadas, por exemplo, veículos antigos, leilões, compra direta de proprietários, ou até mesmo outros desmanches. Então, é preciso catalogar todas as peças, pois isso vai facilitar toda a sua organização e identificação.
Algumas ações interessantes são verificar quanto os outros desmanches locais cobram em suas peças e ver a possibilidade de competir com esses valores. Além disso, ofereça garantia sobre as peças sempre que possível, pois isso passa confiança aos compradores e faz com que sua cartela de clientes aumente.
No mais, há alguns pontos bastante importantes que é preciso considerar também:
- Qualidade das mercadorias;
- Preço competitivo;
- Garantia de prazos de entrega.
Organização de suas autopeças
Para que sua precificação de autopeças seja eficiente, é preciso pensar no negócio como um todo, por exemplo, nunca descarte uma peça sem antes verificar se ela tem utilidade ou importância. Muitas vezes, ela pode ser a peça que um cliente está buscando.
Para garantir que essas peças sejam separadas e validadas, invista em:
- Desmonte organizado, ou seja, valorize e preste atenção a todas as etapas do desmanche, organizando uma fila de automóveis que serão desmanchados e fazendo um controle de peças;
- Fotografia das peças: garante não apenas um controle maior do estado das peças, mas também permite mostrá-las com mais facilidade a compradores (através de vendas online ou presenciais);
- Crie um estoque digital através do qual você pode verificar números de peças, condição e valores.
Como fazer?
Para precificar peças em um desmanche de carros, considere alguns fatores-chave.
- Análise do estado da peça: levando em conta se é nova, usada, ou recondicionada, e a sua funcionalidade.
- Comparação com o preço de mercado de peças similares: em lojas tanto físicas quanto online.
- Consideração da demanda da peça: ou seja, se é comum ou mais rara, o que pode elevar o preço.
- Cálculo dos custos operacionais do desmanche: por exemplo, transporte e desmontagem.
- Definição de margem de lucro: deve ser competitiva, mas lucrativa, ajustando o preço conforme a qualidade e a escassez da peça.
Além disso, caso o seu desmanche trabalhe com peças consideradas de luxo, é importante considerar que esses itens geralmente são voltados para veículos de marcas premium ou de alta performance, o que eleva seu valor.
Além de serem fabricadas com materiais de maior qualidade, essas peças costumam ser menos acessíveis e mais difíceis de encontrar, o que justifica preços mais altos. A exclusividade e a demanda limitada também influenciam na precificação, assim como a necessidade de mão de obra especializada para instalação e a expectativa de clientes que buscam por durabilidade e desempenho acima da média.
Existe uma tabela de precificação de autopeças?
Não existe uma tabela de precificação única e oficial para todas as autopeças, pois os preços podem variar amplamente de acordo com diversos fatores, como:
- o fabricante;
- o modelo do veículo;
- a demanda da peça, sua condição (nova, usada ou recondicionada);
- a região geográfica.
No entanto, algumas ferramentas e bases de dados de empresas especializadas, como sistemas de gestão de autopeças e desmanches, podem oferecer tabelas de referência de preços baseadas em médias do mercado.
Além disso, fabricantes e distribuidores também podem fornecer listas de preços sugeridos para peças novas. O ideal é utilizar essas referências em conjunto com uma pesquisa de mercado para ajustar os preços de acordo com o cenário local e a margem de lucro desejada.
Conclusão
Ainda que não haja números específicos de precificação de peças, que sejam universais para todos os desmanches, o processo de precificação é o mesmo, e depende de vários fatores que somente o desmanche e seu contador de confiança podem definir.
Por isso, durante todo o processo de precificação, é interessante ter um contador especializado ao lado, garantindo que nenhum cálculo saia do planejado, causando prejuízo.
No ramo dos desmanches, a CS Contabilidade é especialista e está disponível para auxiliar nas questões do nicho. Entre em contato agora e implemente os melhores processos de gestão e precificação no seu desmanche.